Blog
-
Em alta
SDI
há 5 meses
Que cheiro é esse no ar? É cheiro de estratégia que permanece na memória
Sabe quando você entra em uma loja e sente um aroma agradável, escuta uma música que te relaxa, ou toca em uma textura que te dá sensação de aconchego? Em poucos segundos, você se sente mais à vontade, fica com mais desejo de explorar o ambiente e se deixar levar pela experiência. Essa é a magia do marketing sensorial, uma estratégia que busca conectar marcas e consumidores através de experiências que ativam os cinco sentidos e geram memórias positivas.
Ficou curioso? Então prepare-se para uma viagem onde você descobrirá com utilizar os cinco sentidos humanos a favor da sua marca!
Diferente do marketing tradicional, que muitas vezes é focado apenas no visual e verbal, como banners, propagandas de TV, anúncios impressos e online, o marketing sensorial vai além. Ele explora uma abordagem mais completa e emocional, envolvendo não só a visão, mas também o olfato, o tato, o paladar e a audição. Isso permite criar uma experiência que realmente conecta com o público, sendo capaz de criar um vínculo mais profundo com a marca. Não é apenas sobre impactar o consumidor, e sim sobre criar experiências envolventes, que influenciam o estado emocional e comportamental, usando estímulos sutis e impactantes.
Como algumas empresas já utilizam os sentidos atualmente:
Visão
As cores de uma marca influenciam diretamente a percepção que o cliente tem sobre ela. Lojas de brinquedos, por exemplo, utilizam cores vibrantes para transmitir energia e alegria, enquanto marcas de luxo optam por tons mais sóbrios e elegantes.
Audição
A música em um ambiente pode influenciar a velocidade com que o consumidor se move pelo local. Supermercados, tocam músicas mais lentas para que os clientes fiquem mais tempo no espaço, enquanto lojas de moda jovem apostam em ritmos mais acelerados, que passam uma sensação de animação.
Olfato
O aroma pode ser um poderoso aliado. Em lojas de roupas ou hotéis, o uso de fragrâncias exclusivas pode trazer uma sensação de acolhimento, ajudando a criar uma identidade única que, ao ser sentida em qualquer outro lugar, traz à mente o nome da marca.
Tato
Nem sempre é possível utilizar esse sentido, porém ele pode acrescentar muito para a experiência, pois permitir que o cliente interaja com o produto aumenta a percepção de qualidade. Lojas de móveis, por exemplo, incentivam que os clientes toquem nas texturas e sentem nos sofás, proporcionando uma experiência mais imersiva.
Paladar
Apesar de ser mais comum para segmento alimentício, o paladar pode transformar a experiência de consumo. Em feiras ou eventos de degustação, marcas de alimentos e bebidas conseguem fazer com que os clientes experimentem os produtos e criem uma conexão mais forte com os sabores que a marca representa.
A capacidade de criar conexões emocionais profundas e memórias duradouras é o que faz do marketing sensorial uma estratégia tão eficaz. Quando os consumidores experimentam uma marca com mais de um sentido, eles tendem a associar emoções e sentimentos a essa experiência, aumentando as chances de fidelização e lealdade. Além disso, essas interações ajudam a destacar a marca em um mercado cada vez mais competitivo.
E aí, pronto para descobrir como a sua marca pode potencializar seu impacto com o marketing sensorial? Entre em contato com a SDI para planejar a sua estratégia que envolva os sentidos e o público de forma duradoura.
Endereço
R. Cel. Pedro Benedet, 363 - SL 603, 88801-250, Centro, Criciúma - SC.
Trabalhe com a gente Política de privacidadeO que fazemos
Contato
48 3437-1817
sdi@sdicomunica.com.br