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SDI
há 1 ano
Entenda como funciona o algoritmo do Instagram
Os fatores de classificação mais importantes para o algoritmo do Instagram são a relação entre autor e visualizador do conteúdo, o interesse e a relevância.
1 – Relacionamento entre autor e visualizador do conteúdo
Você provavelmente receberá mais conteúdos de contas com as quais mais interage. Contas que você segue e que te seguem de volta, com as quais há comentários, trocas de mensagens e compartilhamentos de conteúdos são aquelas que mais aparecerão no seu feed. Esse é um dos motivos pelos quais é importante responder mensagens diretas e comentários no Instagram.
2 – Interesse
Se o usuário sempre curte ou comenta em conteúdos relacionados a cabelos, por exemplo, o algoritmo do instagram irá sugerir mais conteúdo desse tipo para ele. Ele fica de olho nos seus temas favoritos com base em suas atividades e te entrega mais, porque ele entende que você apreciará recebê-los.
3 – Relevância
Aqui quem vai julgar é ele mesmo. É o algoritmo do Instagram que decide quais conteúdos são relevantes com base em análises de onde ele se encaixa nos trending topics. Aqui conta também a questão cronológica, já que os posts mais recentes têm mais relevância que os mais antigos.
Outros fatores:
Usuários que não frequentam muito o Instagram são mais difíceis de serem alcançados. Quando eles entram na plataforma, apenas verão o conteúdo mais relevante, portanto a concorrência por eles é bem maior.
A lógica é parecida para um usuário que segue muitas contas, já que há mais concorrência por espaço em seu feed. Já um usuário que fica pouco tempo no aplicativo provavelmente verá apenas publicações de amigos e familiares, pessoas com as quais mais interage.
A temporalidade também é um fator a ser considerado e, apesar de não obedecer mais a ordem cronológica, conteúdos mais recentes também têm prioridade.
Como utilizar o algoritmo do Instagram a seu favor?
- A regra geral é criar conteúdos envolventes que encantem e engajem o público, mas há alguns pontos a serem considerados. Um fator importante é respeitar as diretrizes da comunidade do Instagram.
- Conteúdo sensível, com informações incorretas, que causem perturbação ou até mesmo com baixa qualidade terão a distribuição reduzida pelo algoritmo.
- Outra dica é caprichar nos vídeos. Como a plataforma tem priorizado esse tipo de conteúdo, fazer vídeos originais e com qualidade aumenta as chances de ter seu conteúdo sugerido para seu público-alvo. Algumas dicas para esse formato:
- Não reutilize conteúdo do Tik Tok com marca d’água;
- Faça as imagens na vertical;
- Use filtros, efeitos de câmera, música, etc.
Lembre-se que o Instagram é uma plataforma que preza pelo entretenimento, então ele vai classificar isso também. Vídeos curtos e divertidos têm mais chances de serem mais sugeridos.
Poste nos momentos certos!
Os horários de suas postagem no Instagram podem interferir no seu alcance. Para contas profissionais, o Instagram Insights pode ajudar bastante, pois ele mostra os horários que seus seguidores estão mais ativos e isso ajuda a entregar seu conteúdo para eles.
Sabendo disso, fica muito mais fácil aproveitar a plataforma de maneira assertiva.
Fonte: Resultados Digitais
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