Blog

  • O podcast como ferramenta de Marketing de Conteúdo

    Marketing

    SDI .

    SDI

    há 1 ano

    O podcast como ferramenta de Marketing de Conteúdo

    Apesar de ter se popularizado durante os anos 2000, o streaming e a pandemia fortaleceram o podcasting nos últimos tempos. De 2020 para cá, uma pesquisa realizada pela Globo em parceria com o Ibope descobriu que 57% da população brasileira começou a consumir podcasts. Isso foi incentivado pelo isolamento social, provocado pela pandemia da covid-19, mas também pelo reforço de criadores nesse período.

    Com isso, o interesse pela modalidade se estendeu para além dos ouvintes, atingindo as grandes marcas que viram uma oportunidade de investir em marketing nesse mercado. Além da forte vantagem de reter confiança e lealdade, a acessibilidade se destaca ao divulgar seu negócio nos canais de podcasts. Através da versatilidade, eles podem ser ouvidos em qualquer lugar a qualquer momento, permitindo que o público ouça passivamente o conteúdo enquanto realiza outras atividades. Isso significa que o ouvinte pode aprender sobre seus serviços e produtos sem precisar interromper o que está fazendo ou enquanto realiza tarefas diárias, como limpar a casa ou dirigir. A realidade é que quanto mais fácil a plataforma chegar ao conteúdo, maior a probabilidade de o consumidor dar uma chance à sua mensagem.

    Outro ponto forte é o público-alvo atingido. Cerca de 70% dos consumidores da modalidade perceberam que os produtos e serviços apresentados em seus podcasts favoritos tendem a ser relevantes para seus interesses. Eis o motivo: como os podcasts são geralmente organizados em torno de um tópico específico sobre o qual o público está interessado em aprender ou discutir mais, é mais fácil do que qualquer outra plataforma selecionar os anúncios para esse grupo. Para que isso funcione, é importante pesquisar quais podcasts estão alinhados com os valores da sua empresa.

    Sabendo disso, não adianta encarar o meio como uma espécie de rádio online e alocar verbas pensando em ter um retorno imediato nas vendas. Mais do que fazer os consumidores lembrarem de você, os podcasts fazem parte da identidade da audiência - e é essa característica que deve ser explorada como parte de um trabalho de branding a longo prazo.

    Ademais, o fato desse mercado ainda não estar saturado significa que estamos em um bom momento para buscar parcerias com aquele podcast com a cara da sua empresa e articular a criação conjunta de branded content.

    Outra opção para aqueles com um pouco mais de dinheiro em caixa é criar um podcast próprio para oferecer conteúdo relevante a partir da persona da sua marca. É o exemplo do Hospital São José e da Coopera Energia, dois clientes da SDI que apostaram na modalidade para produzir conteúdos autênticos aos seus públicos, aprofundando temas que, muitas vezes, as redes sociais não conseguem espaço e atenção. Ambas as marcas alcançam mais de 10 mil impressões todos os meses nos Videocasts publicados no YouTube, métrica que contabiliza a quantidade de vezes que um post foi visualizado.

    Não esqueça que o segredo do bom Marketing de Conteúdo é deixar que a qualidade das suas histórias fale por você, mostrando como a sua marca pode agregar informações e valores à audiência e criando uma relação sólida com ela no decorrer do tempo.

Endereço

R. Cel. Pedro Benedet, 363 - SL 603, 88801-250, Centro, Criciúma - SC.

Trabalhe com a gente Política de privacidade

Contato

48 3437-1817
sdi@sdicomunica.com.br

Cookies personalizados

Necessários (2)

Cookies necessários são essenciais para o funcionamento do site, sem eles o site não funcionaria adequadamente. (Ex. acesso a áreas seguras do site, segurança, legislação)

 
Gerenciador de cookies
www.somossdi.com.br
 
Marketing (2)

Cookies de marketing, ou propaganda rastreiam a navegação dos visitantes e coletam dados a fim de que a empresa possa criar anúncios mais relevantes, de acordo com tal comportamento.

 
Facebook Pixel
DoubleClick
 
Estatísticas (1)

Cookies de estatísticas, ou analytics traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anonimizada.

 
Google Analytics
 

Aviso de cookies

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal.
Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse "Definições de cookies".
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você aceita o uso dos cookies desse site. Portal de privacidade.