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Marketing
SDI
há 1 ano
O podcast como ferramenta de Marketing de Conteúdo
Apesar de ter se popularizado durante os anos 2000, o streaming e a pandemia fortaleceram o podcasting nos últimos tempos. De 2020 para cá, uma pesquisa realizada pela Globo em parceria com o Ibope descobriu que 57% da população brasileira começou a consumir podcasts. Isso foi incentivado pelo isolamento social, provocado pela pandemia da covid-19, mas também pelo reforço de criadores nesse período.
Com isso, o interesse pela modalidade se estendeu para além dos ouvintes, atingindo as grandes marcas que viram uma oportunidade de investir em marketing nesse mercado. Além da forte vantagem de reter confiança e lealdade, a acessibilidade se destaca ao divulgar seu negócio nos canais de podcasts. Através da versatilidade, eles podem ser ouvidos em qualquer lugar a qualquer momento, permitindo que o público ouça passivamente o conteúdo enquanto realiza outras atividades. Isso significa que o ouvinte pode aprender sobre seus serviços e produtos sem precisar interromper o que está fazendo ou enquanto realiza tarefas diárias, como limpar a casa ou dirigir. A realidade é que quanto mais fácil a plataforma chegar ao conteúdo, maior a probabilidade de o consumidor dar uma chance à sua mensagem.
Outro ponto forte é o público-alvo atingido. Cerca de 70% dos consumidores da modalidade perceberam que os produtos e serviços apresentados em seus podcasts favoritos tendem a ser relevantes para seus interesses. Eis o motivo: como os podcasts são geralmente organizados em torno de um tópico específico sobre o qual o público está interessado em aprender ou discutir mais, é mais fácil do que qualquer outra plataforma selecionar os anúncios para esse grupo. Para que isso funcione, é importante pesquisar quais podcasts estão alinhados com os valores da sua empresa.
Sabendo disso, não adianta encarar o meio como uma espécie de rádio online e alocar verbas pensando em ter um retorno imediato nas vendas. Mais do que fazer os consumidores lembrarem de você, os podcasts fazem parte da identidade da audiência - e é essa característica que deve ser explorada como parte de um trabalho de branding a longo prazo.
Ademais, o fato desse mercado ainda não estar saturado significa que estamos em um bom momento para buscar parcerias com aquele podcast com a cara da sua empresa e articular a criação conjunta de branded content.
Outra opção para aqueles com um pouco mais de dinheiro em caixa é criar um podcast próprio para oferecer conteúdo relevante a partir da persona da sua marca. É o exemplo do Hospital São José e da Coopera Energia, dois clientes da SDI que apostaram na modalidade para produzir conteúdos autênticos aos seus públicos, aprofundando temas que, muitas vezes, as redes sociais não conseguem espaço e atenção. Ambas as marcas alcançam mais de 10 mil impressões todos os meses nos Videocasts publicados no YouTube, métrica que contabiliza a quantidade de vezes que um post foi visualizado.
Não esqueça que o segredo do bom Marketing de Conteúdo é deixar que a qualidade das suas histórias fale por você, mostrando como a sua marca pode agregar informações e valores à audiência e criando uma relação sólida com ela no decorrer do tempo.
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